Novela “O Sábio” – resumo dos próximos episódios

O Sábio– a RTP Portugal divulgou no resumo dos próximos episódios de O Sábio que Cândida interrompe a conversa para dizer a Manuela que chegou uma cliente para o Telmo, e que não sabe o que dizer ao cliente. Na novela O Sábio, episódio de quarta-feira, 12 de julho – Episódio 132 – (2a. parte) –  Luís mostra-se preocupado com Sofia, mas diz-lhe que foi apenas buscar um antiinflamatório para um cavalo. Os dois seguem para dentro da farmácia para que Luís possa ver a embalagem e identificar o remédio. Quando ficam sozinhos e num espaço apertado, Luís não resiste e beija Sofia que se deixa levar. Mas depois afasta-se e Luís pede-lhe desculpa, paga o remédio e sai. Dulce regressa do casting muito feliz por ter sido apurada para a final. Sandra pergunta-lhe se o Luís já sabe, mas Dulce só lhe tenciona contar quando estiver com ele, para poder ver a sua reação. Dulce cruza-se com Gil, ele mostra-se interessado em saber porque ela está tão feliz, Dulce acaba por lhe contar que foi selecionada para a final do casting. Gil convida-a para irem festejar, mas Dulce não está interessada. Gil diz-lhe que ela se está a enganar acerca de Luís e que vai acabar por lhe dar razão. Pedro conta a Cármen que Sofia se queixou de estar a ter visões e que pretende estar mais atento à filha para a apoiar, mas julga que não devem ser visões como as que ele tem. Sofia conta a Rita que ela e Luís se beijaram, aconteceu inesperadamente e agora Sofia sente que não se portou bem com Dulce. Rita desdramatiza. Luís mostra o site da conferência em que vai ser orador, mas está desconcentrado e Rogério repara. Dulce está prestes a entrar no quarto de Luís, mas para quando o ouve dizer a Rogério que ele pensa na Sofia e não nela. Dulce entra e Rogério sai, para os deixar conversar a sós. Dulce diz a Luís que foi um erro, ela sabia da história entre os dois e aconselha-o a ir atrás de Sofia. Dulce faz-se de forte, mas sai do quarto de Luís a chorar.

Novela “O Sábio” RTP Portugal: resumo dos próximos episódios

Comente no final da página

Na novela O Sábio, episódio de segunda-feira, 17 de julho – Episódio 134 – (1a. parte) – Manuela é repreendida pelo diretor do canal, acusa-a de amadorismo. Manuela pede ajuda a Telmo e oferece-lhe o ordenado e função de Graça. Telmo diz-lhe que não pode aceitar devido ao compromisso com os bombeiros. Manuela fica furiosa e despede-o. Romão vai ter com Pedro e acusa-o de ter virado a sua vida do avesso. Trocam acusações e Romão aperta o pescoço a Pedro. António conta a Cremilde que o Romão está em maus lençóis. Foi aberto um inquérito para apurar as responsabilidades pela morte de um homem que estava a trabalhar na sua mina, sem autorização e sem seguro. Carmen conta a Luís que Valentim se disponibilizou para contratar os trabalhadores para o olival. Luís elogia o profissionalismo de Valentim. Carmen dá a entender ao filho que já sabe do final do namoro com Dulce. Luís comenta que não era justo para ela, ele continuar a pensar em Sofia. Pedro vai visitar Sofia, precisa de ver se ela está bem. Adelaide conta-lhe que a investigação sobre a morte de Luísa a deixa agitada. Pedro comenta que se devem preparar para todos os cenários, pois Cândida pode vir a ser considerada culpada. Romão conta a Manuela que foi avisar Pedro a não se meter mais na sua vida. Manuela acusa-o de ter colocado a vida de Sofia em risco. Romão diz a Manuela que já pode passar no notário para assinar as partilhas. Cândida interrompe a conversa para dizer a Manuela que chegou uma cliente para o Telmo, e que não sabe o que dizer ao cliente. No quartel fazem a fiscalização aos equipamentos de primeiros socorros. Telmo aparece e pede para falar com Valentim. Conta ao Comandante que foi despedido e gostava de propor passar a dar consultas no quartel. Valentim diz-lhe que deve fazer a proposta ao presidente da ação humanitária dos bombeiros. Telmo fica desanimado, pois considera que Romão irá ficar do lado de Manuela.

Na novela O Sábio, episódio de terça-feira, 18 de julho – Episódio 134 – (2a. parte) – Júlia queixa-se a Jorge que se sente cansada, mas ele defende que levar uma vida ativa, lhe faz muito bem. Júlia sai, mas esquece-se de um envelope em cima da mesa. Entretanto regressa para o vir buscar e ouve um telefonema de Jorge. Fica muito preocupado e pede ao médico para que não deixe Montemor. Pedro conta a Carmen que Romão o foi visitar e que o ameaçou. Carmen pretende chamar a polícia, mas Pedro convence-a a não o fazer porque Romão não lhe fará mal, sob o risco de fazer mal a Sofia. Carmen fica apreensiva. Rita e Gabriel planeiam uma surpresa por ocasião do aniversário dela. Gabriel alerta Rita para a possibilidade dos pais dela não gostarem dos moldes do evento, mas Rita diz-lhe que é o seu aniversário por isso será como ela entender. Adelaide recebe uma encomenda que esperava com ansiedade, é um boneco em tamanho real de bebé. Cristina comenta com Adelaide que ela está a exagerar um pouco no entusiasmo. Adelaide diz-lhe que este bebé vai servir para Cristina lhe ensinar a tomar conta do bebé e dar banho e mudar a fralda. Cristina fica apreensiva. Rita vai ter com Sofia à farmácia, oferece-se para ir com ela no dia seguinte à ecografia, Sofia aceita e fica muito satisfeita. Sofia comenta com Rita que esteve com Romão e ele não lhe pareceu bem. Rita comenta que não percebe os pais e gaba a sorte de Sofia por ter o Pedro na sua vida.
Romão vai falar com Raúl e cobra-lhe não ter encomendado a carne para a semana do porco preto. Raúl conta-lhe que a decisão foi de Alzira que pretende servir o porco que é criado em liberdade e alimentado com bolota. Romão diz-lhe que o podia ter ajudado a ter a casa cheia e que assim vai ter de mudar de planos acerca da sua promoção nos bombeiros. Alzira mostra-se inflexível e Raúl fica desesperado. Telmo comenta com Arnaldo que precisa de falar com Romão, mas ainda não teve coragem. Surgem Valentim que anuncia a todos os bombeiros que Romão lhes quer dar uma palavra. Romão anuncia a todos que já chegou a nova ambulância. Júlia comenta com Sofia que Jorge vai deixar Montemor. Sofia fica surpreendida pelo pai não ter comentado com ela. Evelina

Na novela O Sábio, episódio de quarta-feira, 19 de julho – Episódio 135 – (1a. parte) – Manuela atende um cliente que lhe diz que gosta mais da leitura das cartas do Telmo, o que a deixa furiosa. O caos está instalado no consultório. Cândida tenta ajudar, mas não consegue. Graça pede a Romão que deixe Telmo fazer consultas nos bombeiros, mas ele diz-lhe que não a pode ajudar, porque não se quer atravessar no caminho de Manuela, nem correr o risco de ser morto. Sofia assiste ao empenho de Adelaide para confecionar sopas para o bebé, ao perceber que a tia comprou um bebé de tamanho real para treinar dar banho e mudar a fralda, Sofia fica apreensiva. Dulce está a treinar para a segunda fase do casting, Gil aparece e fica a vê-la dançar. Gil diz-lhe que não vai desistir dela. Luís está de saída para Évora, onde irá fazer a sua apresentação sobre agricultura hidropónica. Rogério goza pelo amigo estar vestido de maneira formal. Pedro chega à herdade e repara num vestido de noiva que está pendurado. Tem uma visão em que Carmen está dentro de um caixão com esse mesmo vestido. Pedro fica perturbado e com uma forte dor de cabeça. Pedro está perturbado com a visão que acaba de ter, Carmen liga-lhe, mas ele não atende.Manuela desliga os telefones para conseguir organizar-se e comenta com a mãe que vai organizar uma festa inesquecível para os dezoito anos de Rita. Cândida aconselha-a a falar com ela primeiro, mas Manuela quer fazer-lhe a surpresa. Cândida diz-lhe que tem duas clientes à espera e estão chateadas com a sobreposição de horários. Manuela diz-lhe que vai resolver esse problema e liga para Graça e pede-lhe para passar no consultório, para conversarem.

Na novela O Sábio, episódio de quinta-feira, 20 de julho – Episódio 135 – (2a. parte) – Júlia queixa-se a Cândida da falta de movimento do restaurante e a amiga diz-lhe que aquele espaço ficou assombrado pelo espírito de Ricardo. Cândida oferece-se para fazer a limpeza ao espaço, mas Júlia diz-lhe que Raúl não deixa e não tem dinheiro. Cândida diz a Júlia que a decisão de Romão voltar para casa foi tomada para o bem de Rita, que estava a sofrer com a separação. Júlia pergunta-lhe pelo seu processo e Cândida diz-lhe que já tem um bom advogado. Carmen aparece em casa de Pedro, preocupada porque ele não atender as suas chamadas. Pedro não lhe conta a visão que acaba de ter e diz-lhe que não a vai poder acompanhar ao hospital. Carmen fica preocupada com Pedro. Domingos e Arnaldo comentam que Evelina está muito triste e não conseguem perceber o motivo. Domingos lembra a Arnaldo que nesse dia vão ter formação de primeiros socorros com a enfermeira Cristina. No clube de pesca, João conta aos pais que a ambulância nova já chegou e conta que o equipamento que vem incluído vale uma fortuna. Um cliente segue a conversa muito atento. Luís está feliz pela sua apresentação ter corrido bem. Carmen comenta que algo se passa com o Pedro, porque não atende as suas chamadas e pediu-lhe para ficar sozinho. Luís diz-lhe que ele pode estar preocupado com a Sofia ou estar a precisar de meditar, porque ele levava um ritmo de vida muito diferente. Pedro conta a Jorge que voltou a ter a mesma visão e que foi o vestido de noiva que encontrou na sala de Carmen, que o espoletou. Pedro receia que seja um sinal de que está para breve, mas Jorge desvaloriza essa possibilidade e alerta o amigo para pensar em Carmen.

Na novela O Sábio, episódio de sexta-feira, 21 de julho – Episódio 136 – (1a. parte) – Sofia e Rita regressam muito entusiasmadas da ecografia. Cristina está de saída e Sofia pede-lhe que espere por ela para irem juntas. Rita fica para dar apoio a Adelaide. Manuela pede desculpa a Graça e acaba por assumir que ela é fundamental no consultório, aceita as condições que Graça propõe e fica acertado que voltam a trabalhar juntas. Graça pressiona-a para que contrate Telmo de novo, mas Manuela diz-lhe que ele não lhe faz falta. Romão pede para falar com Telmo, diz-lhe que já abordou o assunto com Graça e que não pode destinar-lhe um consultório nos bombeiros, mas não se opõe a que ele o faça sem espaço definido. Telmo fica muito satisfeito. Rogério conta a Luís que Carmen tem andado nervosa e põe a hipótese de Pedro ter piorado da doença. Cristina dá a formação nos bombeiros, essa aula é dedicada a partos de emergência. Arnaldo sente-se mal com o assunto e Domingos mostra-se muito concentrado. Rita vê o enxoval que a tia já fez para o bebé e gaba-lhe o entusiasmo. Adelaide comenta que deviam pensar em ir para Lisboa para arranjar uma boa escola para o bebé. Rita lembra-lhe que essa decisão cabe à Sofia. Alzira recebe a carne do fornecedor e fica descansada.

Na novela O Sábio, episódio de segunda-feira, 24 de julho – Episódio 136 – (2a. parte) – Raúl lamenta que não seja a carne de Romão, para contarem com os amigos dele. Cristina pede a Domingos, Evelina e Arnaldo que demostrem como fazer o nascimento de um bebé. Domingos está muito aplicado, Evelina dá-lhe assistência, mas Arnaldo desmaia e Cristina fica concentrada nele, para grande desilusão de Domingos. Graça vai contar a novidade a Romão, mas ele mostra-se apreensivo por ela voltar a trabalhar para Manuela. Não acredita que Manuela tenha esquecido o facto de ela ser amante do marido e pede a Graça que minta acerca da relação deles, porque receia ser envenenado. Sofia está na farmácia e volta a ter uma visão com Luís, em que ele aparece e os dois beijam-se. Fernando interrompe a visão de Sofia, que desperta e fica perplexa. Evelina comenta com Domingos, Telmo e Arnaldo que está triste pela partida de Jorge para Lisboa. Os amigos tentam anima-la, mas sem sucesso. Estranham João ainda não ter chegado, pois também está destacado para fazer o turno da noite com eles. Comentam que ele tem feito um bom trabalho, apenas Domingos ainda denota alguma desconfiança nele. António, Cremilde e Valentim comentam que a partida de Jorge é um momento triste para Montemor. Valentim repara que João ainda ali está e relembra-o de que essa noite, ele está de serviço. O mesmo homem, que ouviu João falar no valor do equipamento da ambulância, aborda-o.

Na novela O Sábio, episódio de terça-feira, 25 de julho – Episódio 137 – (1a. parte) – Sofia vai ter com Pedro e conta-lhe que falou com a Carmen e ela lhe pareceu preocupada. Pedro diz-lhe que está a fazer uma espécie de retiro espiritual. Sossega a filha dizendo que irá falar com Carmen. Sofia conta ao pai que voltou a ter uma visão, mas o pai considera que pode ser apenas cansaço. Alzira está feliz por ter muitas reservas para o primeiro dia do porco preto, mas Júlia mostra-se apreensiva por terem enfrentado Romão. Carmen vai falar com Pedro, ele diz-lhe que não lhe pode explicar o motivo por que não vai voltar para a herdade, mas assegura que é para o bem dos dois. Carmen acusa-o de ser o mesmo egoísta de sempre. Adelaide está nauseada e vai para o seu quarto. Cristina recebe uma chamada de Domingos que a convida para ir almoçar ou jantar com ele. Cristina diz-lhe que lhe liga de volta a confirmar. Domingos não acredita que Cristina lhe volte a ligar e fica desanimado. Carmen cruza-se com Valentim e ele diz-lhe que sabe que Pedro saiu da herdade. Carmen fica desconfortável com a conversa e diz-lhe que ele irá voltar em breve. Valentim fica incomodado. Telmo coloca flyers publicitando os seus serviços de leitura de tarot, na sala de convívio dos bombeiros, mas oferece uma leitura grátis a Evelina que lhe pede para saber de Jorge vai trabalhar para Lisboa e os dois combinam para o dia seguinte. Valentim passa as ordens do dia aos bombeiros, João chega atrasado e o comandante chama-lhe a atenção. Soa a sirene nos bombeiros e são informados que ocorreu um acidente.

Na novela O Sábio, episódio de quarta-feira, 26 de julho – Episódio 137 – (2a. parte) – João quer participar, mas recebe a ordem de Valentim para ficar no quartelem apoio. Luís assiste à tristeza da mãe e confessa a Rogério que está a perder a paciência para o Pedro. Pedro conta a Jorge o que se passa. Jorge acusa Pedro de ser um sacana e se fosse a ela, nunca mais o ia querer ver à frente. Pedro insiste que não lhe vai contar porque ela não iria acreditar. Jorge diz-lhe que ele é um idiota. Rita e Sofia almoçam no Sericaia, Sofia confessa que lhe custa estar ali depois do que aconteceu a Ricardo. Romão aparece e cumprimenta as filhas, enquanto dá a indicação a Gil para tratar de uma mesa para os dois. Raúl não tem nenhuma mesa disponível, mas Romão diz-lhe que tem uma reserva feita no nome de Judas, o nome de um traidor. Cremilde e António tentam arranjar um evento semelhante ao do Sericaia, mas que inclua a pesca e a cozinha. Os bombeiros regressam ao quartel e Evelina conta a João que a ambulância foi assaltada, ficou sem o equipamento e não conseguiram prestar apoio aos acidentados, tiveram de esperar pelo INEM. João fica muito tenso, mas disfarça. Cândida aparece e Manuela conta-lhe o seu plano para pôr Romão fora de casa. Conta que vai pôr as malas dele à porta de casa e ele vai querer justificações, irá ter com ela e depois ela vai aparecer com um ferimento que dirá que foi ele que o causou, o que fará com que Rita o odeie.

Fonte: RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Real Time Web Analytics